Visão e viagem em dia: itens que não podem faltar na sua mala para o fim de ano

12 de dezembro de 2021 às 10:00

COM ASSESSORIAS – Com a proximidade do fim de ano, logo surgem os planos para os tão esperados dias de folga. E, entre esses planos, muitas vezes são incluídas roupas de verão, chinelo confortável e produtinhos para cuidar do rosto e corpo. Mas será que nos lembramos de incluir acessórios que nos ajudam a enxergar melhor e manter nossa saúde ocular em dia?

Para aqueles que precisam de óculos de grau, estar com um óculos atualizado ajuda e muito: desde dirigir em uma estrada com mais segurança, até mesmo a ler com mais conforto aquele livro que ficou esquecido.

Também devemos lembrar que se vamos nos expor mais à ambientes externos, quer seja no campo, na praia ou até mesmo na cidade, em climas quentes ou frios, devemos sempre proteger nossos olhos com óculos de sol com proteção UVA e UVB, afinal, assim como a pele, os olhos também sofrem com as ações maléficas deste tipo de radiação. E proteger os olhos das crianças com óculos de sol de boa qualidade e um boné ou chapéu também é essencial, pois os danos da radiação ultravioleta são cumulativos.

E não devemos nos esquecer dos cuidados com as lentes de contato. Elas podem ser uma excelente forma e opção de correção visual para aqueles que desejam liberdade de movimento e independência para todas as situações diárias. Elas também requerem cuidados para que possam manter a saúde dos olhos.

Lentes de contato gelatinosas de descarte diário são lentes de uso único, então, ao serem retiradas dos olhos, devem ser descartadas imediatamente (no lixo próprio para descarte de plásticos). Já as lentes de troca programada devem ser descartadas de acordo com as especificações de cada fabricante. Durante o período de uso, devem ser higienizadas sempre que forem retiradas dos olhos, com a solução multipropósito adequada para aquele tipo de lente e guardadas dentro do estojo de conservação, também embebidas na solução.

Apesar de férias combinar com relaxamento, não devemos relaxar com a nossa saúde ocular. Portanto, devemos evitar dormir com as lentes de contato e só devemos manuseá-las com as mãos limpas, lavadas com água e sabão e secas com um papel toalha.

Devemos guardar as caixinhas de lentes novas ou o estojo com as lentes reutilizáveis sempre em local seco e fresco, evitando que o calor ou a luz possam interferir na qualidade do material das lentes.

Algumas lentes de contato do mercado possuem proteção UV efetiva e, ainda, existe um modelo de lente que também consegue proteger os nossos olhos da luz azul emitida pelo sol e por outras fontes, como os aparelhos eletrônicos, por exemplo. Assim você pode curtir suas férias como quiser, confortavelmente e de forma muito saudável!